O mais perfeccionista de todos os temperamentos

O melancólico

É bastante frequente as pessoas entenderem a palavra melancólico como uma coisa negativa.

Certamente muito dessa percepção vem do sentido de melancolia e tristeza que o termo representa.

No entanto, quando estudamos os quatro temperamentos entre os quais cada pessoa tem um principal, dominante, não é bem assim.



O perfeccionismo é uma das principais palavras utilizadas para definir o temperamento melancólico. No mesmo sentido, as pessoas que tem este temperamento como predominante, em geral se envolvem facilmente em atividades intelectuais, sendo muito organizados e disciplinados, o que os faz ainda muito competentes e confiáveis.

São pessoas que expressam pouca emoção, o que não quer dizer que não sejam emotivos e sensíveis.

Por serem muito perfeccionistas, os melancólicos tendem a sofrer um pouco, por se tornarem ansiosos e indecisos, o que acaba limitando um pouco da criatividade.

Normalmente, os melancólicos se movem e gesticulam de forma precisa e graciosa, e dificilmente se sentam de forma relaxada.

Para o profissional visagista, é muito importante conhecer o temperamento predominante de seu cliente, já que dessa forma será capaz de compor um visual que esteja de acordo com as suas características, o que vai fazer com que quando se olhar no espelho, perceba uma imagem que realmente lhe represente.

Mas como descobrir qual é o temperamento do cliente? Ou qual o temperamento predominante?

Dentro da consultoria de visagismo aplicamos um questionário com perguntas ao cliente. Em seguida é feita uma análise e assim saberemos qual é o seu temperamento, mas além disso, temos que prestar atenção desde o primeiro contato com o cliente, e observar como ele anda, fala, gesticula, e sempre fazendo anotações, para que ao final do atendimento, junte todas as informações e descubra qual é o temperamento predominante.

Além de analisar e estudar os temperamentos, dentro de um atendimento realizado por um visagista, pode (e deve) incluir diversos recursos, como análise do formato de rosto (rosto quadrado, rosto retangular, rosto triangular, rosto redondo, rosto oval, etc), formatos e design de sobrancelhas, análise das feições do rosto (testa, olhos, nariz, boca, queixo), análise das proporções do rosto (razão, emoção e intuição), tonalidade e temperatura de pele, estrutura óssea, proporções corporais, e muitos outros recursos pertinentes.

Estas informações servirão de parâmetro para que o visagista seja capaz de compor um visual que não necessariamente seja o padrão de beleza imposto pela sociedade ou o padrão de beleza imposto pela mídia.

A consultoria de visagismo online (visagismo cabelo online ou visagismo masculino online) permite que todo o trabalho da consultoria seja feito à distância, e que depois de uma entrevista, da análise de fotos e da entrega de um dossiê digital, o cliente conseguirá, com a ajuda de um bom profissional (que não precisa ser um visagista), obter o visual que vai transmitir exatamente o que ele deseja.

É normal que o profissional cabeleireiro, não queira necessariamente realizar uma consultoria de visagismo plena ou completa, mas deseja se tornar cabeleireiro visagista. Neste caso, a nossa sugestão é que busque o maior número de informações confiáveis e conheça muito bem a linguagem do visagismo, pois assim estará apto e desenvolver qualquer trabalho com uma visão muito mais abrangente e objetiva, deixando de trabalhar de forma intuitiva.

Neste caso, este cabeleireiro ou maquiador não precisa buscar um curso de consultoria de imagem, por exemplo, e nem investir tempo e dinheiro em cursos muito extensos.

O ideal é que busque conteúdos objetivos e mais voltados à sua prática, como por exemplo o curso "Visagismo: A prática do profissional de beleza", que pode, em pouco tempo, ser colocado em prática e convertido em retorno financeiro.

Uma outra opção é a aquisição de livros e outros materiais sobre o tema, que permitirão obter o conhecimento necessário no ritmo e disponibilidade de cada pessoa. Para isso existem muitos livros sobre o tema, em formatos mais extensos, mais completos. Mas existem também materiais mais objetivos e práticos, como o e-book "Visagismo: A prática do profissional de beleza", que em poucas páginas traz o conteúdo necessário para se iniciar os atendimentos de com base no visagismo.

11-3731-3195 / 9-8945-9204 (whatsapp)

Rua Ramiro de Santa Cruz Abreu - Jardim Bonfiglioli, São Paulo - SP, 05592-120, Brazil

©2019 by Deh e Léo Costa - Beleza personalizada. Proudly created with Wix.com

Insira o código BP30OFF para ter 30% de desconto no livro digital (até 02/08)